mariamanuelalima
Maria Manuela Lima

O associativismo assume um papel fundamental na dinâmica das comunidades, sendo uma expressão organizada da sociedade, através da qual as pessoas se agrupam em torno de interesses comuns

Maria Manuela Lima

Há quanto tempo é associada da BAD?
Sou associada da BAD há uma década, mais precisamente desde 30 de abril de 2012.

Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Esta “ relação “ tem sido desafiante, profícua e estimulante.

Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
Dando testemunho da minha experiência, foi na BAD que encontrei o apoio mais adequado para aperfeiçoar as competências no domínio das ciências da documentação e informação, nomeadamente pelas oportunidades proporcionadas de formação profissional contínua e de atualização de conhecimentos técnicos nesta área.

Como associada, o que a BAD ainda não tem para oferecer?
Seria interessante a BAD promover a organização de um repositório, devidamente sistematizado, das obras consideradas relevantes no âmbito das ciências da documentação e informação, envolvendo designadamente as inúmeras teses de mestrado e doutoramento que têm sido produzidas acerca desta temática.
Por outro lado, a BAD poderia organizar um encontro anual, congregando todos os profissionais da área, no qual fosse atribuído um prémio àquele que fosse considerado o melhor trabalho desenvolvido no ano anterior, no domínio de intervenção da BAD, mediante a elaboração de um regulamento para o efeito, a após a apreciação por um júri, integrando diversas personalidades de reconhecido mérito.
Por último, e sendo residente nos Açores, considero desejável que a BAD faculte os meios necessários que permitam imprimir um maior dinamismo à Delegação existente nesta Região.

Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
O associativismo assume um papel fundamental na dinâmica das comunidades, sendo uma expressão organizada da sociedade, através da qual as pessoas se agrupam em torno de interesses comuns. Neste sentido, a BAD promove junto dos seus associados uma partilha de conhecimentos, informação e experiências, que se podem revelar enriquecedoras para o desempenho da atividade dos profissionais da área.

Nota Biográfica

Maria Manuela de Almeida Lima, nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores, onde atualmente reside.
Licenciada em Património Cultural, pela Universidade dos Açores, em 2010.
Presidente da Delegação Regional dos Açores da BAD, entre 2017 e 2020.
Membro da CCARAA – Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores.
Técnica Superior do ISSA – Instituto da Segurança Social dos Açores, no qual exerce funções na área do arquivo.
Membro da Liga de Amigos do Voluntariado do HDES – Hospital do Divino Espírito Santos, de Ponta Delgada.

Similar Posts