1 de maio // Dia Mundial do Trabalhador, Dia da Mãe
2 de maio // Dia Mundial do Atum
3 de maio // Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
5 de maio // Dia Mundial da Língua Portuguesa
8 de maio // Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
9 de maio // Dia da Europa
11 de maio // Dia Mundial das Aves Migratórias
12 de maio // Dia Internacional do Enfermeiro
15 de maio // Dia Internacional das Famílias
16 de maio // Dia Internacional da Luz
17 de maio // Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação; Dia da Hipertensão
18 de maio // Dia Mundial dos Museus
20 de maio // Dia Mundial do Mar, Dia Mundial da Abelha
21 de maio // Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
22 de maio // Dia do Autor Português, Dia Internacional da Biodiversidade
25 de maio // Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
29 de maio // Dia Mundial da Energia, Dia Internacional das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas

5 de maio // Dia Mundial da Língua Portuguesa

top lingua port2022

Minha pátria é a língua portuguesa

Fernando Pessoa (1888-1935) in Livro do Desassossego

Língua Portuguesa

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela…

Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: “meu filho!”,
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O génio sem ventura e o amor sem brilho!

Olavo Bilac (Rio de Janeiro, 1865-1918)

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.

Em 2022, a Rede de Bibliotecas Escolares tem uma proposta de celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, sob designação – Latitudes da língua portuguesa, com o objetivo de afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/ escolas de diversas regiões e culturas. Para mais informações sobre o programa e procedimentos, veja-se Dia Mundial da Língua Portuguesa (mec.pt).

Sugestão de Leitura

camoes

Camões, o super-herói da língua portuguesa
Maria Alberta Menéres (1930-2019)
ISBN: 978-972-0-72904-0
Edição: Porto
Editor: Porto Editora
N.º de Páginas: 79
Livro recomendado PNL2027 – 2017 – Literatura – dos 9-11 anos – Mediana

Quase nada se sabe, ao certo, sobre a verdadeira vida de Luís de Camões. Mas uma coisa é certa: em tudo o que até hoje se disse e escreveu sobre o assunto, a Grandeza da sua Poesia prevaleceu sempre como o seu maior legado às gerações vindouras e à Língua Portuguesa! E há ainda outra coisa que é certa: a sua vida foi tão recheada de peripécias e aventuras que, para os padrões da sua época, Camões bem poderia ter sido um super-herói como os que hoje povoam o dia a dia das nossas crianças! Pois bem, aqui fica o convite para virem conhecer o Super-Herói da Língua Portuguesa!

9 de maio // Dia da Europa

Todos os anos, no Dia da Europa, a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica Declaração de Schuman. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os seis países fundadores (Bélgica, República Federal da Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos). A melodia escolhida para simbolizar a União Europeia é o «Hino à Alegria», composto por Ludwig van Beethoven (1770-1827), em 1823, enquanto parte da Nona Sinfonia, para o poema com o mesmo nome, de Friedrich Schiller, datado de 1785.

Sugestão de Leitura

europa

Memórias da adesão à mesa das negociações
João Rosa Lã, 1946-
ISBN: 978-989-99454-6-3
Edição: Lisboa
Editor: BookBuilders
N.º de Páginas: 358 p.
Livro recomendado PNL2027 – 2019 1.º Semestre – Cultura e Sociedade – maiores 18 anos – Fluente

O presente volume é o resultado do projeto de investigação Memórias da Adesão de Portugal à CEE, que consistiu na recolha das narrativas e dos testemunhos de alguns dos principais intervenientes nesse processo. Para quase todos era um assunto definitivamente encerrado e longe das suas preocupações, esquecidas muitas das questões que então se levantaram. No entanto, foi praticamente unânime o entusiasmo com que esta iniciativa foi recebida, numa prova evidente de que as consciências estavam tranquilas pelo dever ter sido cumprido, de que não havia fantasmas nas memórias de um tempo irrepetível, que foi muito mais o tempo dos outros do que o de cada um em particular, já que estava em causa o futuro de todos.

10 de maio // Dia Mundial das Aves Migratórias

aves

A 10 de maio, celebra-se o Dia Mundial das Aves Migratórias. Estas aves, cujas rotas migratórias cruzam diversos continentes e oceanos, estão sujeitas a grandes pressões e a sua conservação exige estratégias de cooperação internacional e o envolvimento de todos. O tema de 2022 é a “Poluição Luminosa”. A luz artificial está a aumentar globalmente, em pelo menos 2% por ano e sabe-se que afeta negativamente muitas espécies de aves. A poluição luminosa é uma ameaça significativa para as aves migratórias, causando a sua desorientação quando voam à noite, levando a colisões com edifícios ou interferindo na sua capacidade de realizar migrações de longa distância. Para mais informações veja-se World Migratory Bird Day 2022 Theme to Focus on Light Pollution | World Migratory Bird Day.

22 de maio // Dia do Autor Português

Foi em 1982, que o maestro Nóbrega e Sousa, membro da direção da Sociedade Portuguesa de Autores instituiu o dia 22 de maio como o Dia do Autor Português. A celebração visa homenagear e reconhecer todos os que, nas diferentes áreas artísticas e literárias, nos têm enriquecido culturalmente com as suas obras.

22 de maio // Dia Internacional da Biodiversidade

biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade. Estamos rodeados pela biodiversidade e fazemos parte dela. Existem três elementos principais: os diferentes tipos de espécies que vivem na Terra – animais, plantas, vegetais, fungos, algas, bactérias e até vírus; as diferenças entre indivíduos da mesma espécie – tamanho, forma e cor; os diferentes ecossistemas – por exemplo, oceanos, florestas ou recifes de coral – e as espécies que neles vivem, e as respetivas interações.

Sugestão de Leitura

david

Uma vida no nosso planeta : o meu testemunho e a minha visão para o futuro
David Attenborough
ISBN: 978-989-644-651-2
Edição: Lisboa
Editor: Temas e Debates / Círculo de Leitores
N.º de Páginas: 293 p.
Livro recomendado PNL2027 – 2020 2.º Semestre – Ciências e Tecnologias – dos 15-18 anos – maiores 18 anos – Mediana – Fluente

«Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade. Só quando milhares de milhões de organismos conseguem tirar o máximo partido de cada recurso e oportunidade que encontram, e só quando milhões de espécies vivem vidas que se interligam de modo a sustentarem-se umas às outras é que o planeta pode funcionar com eficiência. Quanto maior for a biodiversidade, mais segura será toda a vida na Terra, incluindo nós próprios. Contudo, o modo como nós, seres humanos, vivemos hoje na Terra está a colocar a biodiversidade em declínio. O mundo natural está a desaparecer aos poucos. As provas estão por toda a parte. Aconteceu durante a minha vida. Eu vi com os meus próprios olhos. E irá levar à nossa destruição. Contudo, ainda há tempo para desligar o reator. Existe uma boa alternativa. Este livro é a história de como chegámos aqui, do nosso grande erro e de como, se agirmos já, podemos corrigi-lo.»

reeves

A biodiversidade
Hubert Reeves
ISBN: 978-989-616-819-3
Edição: Lisboa
Editor: Gradiva
N.º de Páginas: 62 p.
Livro recomendado PNL2027 – 2019 1.º Semestre – Banda desenhada – Ciências e Tecnologias – dos 12-14 anos – dos 15-18 anos – maiores 18 anos – Mediana – Fluente

A biodiversidade é preciosa para a nossa sobrevivência. Mas este conceito nem sempre é bem percebido. Hubert Reeves, com enorme sabedoria, torna acessível um tema importantíssimo nos dias de hoje. Somos todos diferentes, assim como os animais e os insectos que habitam a Terra e os oceanos, e todos nós precisamos uns dos outros para viver num ambiente natural comum. Um livro de leitura simples, para aprender o essencial sobre biodiversidade.

Ana Margarida da Costa

Similar Posts