Novos materiais disponíveis!
Gerir conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a navegação segura no ecossistema da informação pode ser desafiante para muitos estudantes do ensino superior. Os bibliotecários, particularmente aqueles que interagem diretamente com estes jovens, devem estar preparados para fornecer orientações que os capacitem para uma pesquisa e descoberta da informação significativa e confiável. É este o principal foco do Projeto Literacia da Informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação. É no âmbito destes objetivos que a equipa responsável tem realizado ações de divulgação em torno deste tema.
Estamos cientes de que a implementação de estratégias pedagógicas neste âmbito ainda não é uniforme e abrangente em todo o território nacional. Por isso, as ações de disseminação em diversos pontos do país são uma aposta deste projeto. É necessário que os profissionais das bibliotecas do Ensino Superior se posicionem para apoiar os processos de pesquisa de informação baseados em pensamento crítico, implementando novas práticas através das ferramentas agora disponíveis, que procuram apoiar o crescimento e a partilha de conhecimento neste âmbito.
Com base nos referenciais da ACRL e nas recomendações da IFLA, sobre a Literacia da Informação e sobre o combate à desinformação, foram desenvolvidos novos materiais pedagógicos, em português! Os bibliotecários do ensino superior podem agora contar com seis brochuras especialmente concebidas para apoiar a formação, para explorar aqui.
Estes conteúdos sustentam o desenvolvimento do programa nas suas diversas vertentes e pretendem:
- Dar a conhecer cada uma das áreas recomendadas para a literacia da informação, descritas na Framework
- Possibilitar a aplicação das melhores práticas na comunidade académica, principalmente entre os estudantes, beneficiando da expertise americana
- Apoiar a reflexão e o trabalho em torno do pensamento crítico no combate à desinformação
A aprendizagem baseada na literacia da informação assenta em questões com significado para os estudantes, desde que colocada num contexto. Por serem transversais e aplicáveis a várias disciplinas, as competências de literacia da informação permitem a sua transferibilidade para diferentes matérias, promovendo o desenvolvimento das capacidades dos estudantes na academia e a aprendizagem ao longo da vida. A Framework (ACRL, 2016) apresenta num conjunto de frames (molduras conceptuais) ou de conceitos principais interligados, que representam ideias abrangentes destinadas à aplicação no âmbito de quaisquer disciplinas académicas, a saber:
- Autoridade, que se constrói e é contextual;
- Criação de Informação como um processo;
- Informação como valor;
- Investigação como questionamento;
- Comunicação Académica como plataforma de diálogo;
- Pesquisa como exploração estratégica.
Como tal, desenvolveu-se um trabalho para cada uma das molduras onde se associam as estratégias pedagógicas para o combate à desinformação em cada uma das brochuras, que desta forma descreve e explica:
- Conceitos principais da Framework
- Práticas do conhecimento
- Disposições
- Perguntas iniciais
- Literacia da informação
- Tópicos de reflexão
- Leituras adicionais
- Estratégias contra a desinformação
Partilhe, utilize e fomente a sua disseminação!
Este projeto da BAD, apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa , procura capacitar profissionais em estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes
Tatiana Sanches, Carlos Lopes, Maria da Luz Antunes