A KEEP SOLUTIONS tem o prazer de o/a convidar para o Encontro Nacional sobre Preservação Digital, que acontecerá já no dia 3 de novembro de 2022, dia Mundial da Preservação Digital, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Com o alto patrocínio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e o apoio da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), o evento pretende explorar temas como legislação, planos de preservação digital e casos de sucesso.

Sobre o evento
Num mundo cada vez mais desmaterializado, torna-se imperativo assegurar que os ativos de informação produzidos hoje são devidamente geridos e preservados durante todo o seu tempo de vida útil. No entanto, são vários os contextos em que o tempo de vida útil da informação ultrapassa a longevidade dos sistemas de informação que a detêm, conduzindo, assim, a uma inquietação crescente por parte das organizações com a correta preservação destes ativos num contexto de permanente evolução tecnológica.

A preocupação com esta temática advém da necessidade de cumprir com requisitos legais, suportar as operações das organizações, motivações comerciais e de continuidade de negócio, conservação e valorização do património digital ou um misto de todas estas.

Contudo, ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser implementados programas de preservação digital em território nacional cuja divulgação é imperativa. Este encontro visa estabelecer pontos de contacto e sinergias que estimulem a partilha de boas-práticas que assegurem uma transição mais suave para uma sociedade digital, salvaguardando a longevidade do património informacional das organizações.

Programa e Inscrições
O programa do encontro conta ainda com uma “mesa redonda” composta por especialistas em Preservação Digital que irão dar a sua perspetiva sobre os temas sugeridos pelos participantes recolhidos durante o processo de inscrição. Inscreva-se já e dê o seu contributo para o debate!

Conheça o programa e faça a sua inscrição gratuita em: http://encontro.preservacao-digital.pt

Similar Posts