Após um interregno de 5 anos, o Congresso Nacional BAD está de volta numa organização conjunta da BAD com a Universidade do Algarve.

De 3 a 5 de maio na Universidade do Algarve, o 14º Congresso Nacional BAD reflete sobre o tema Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir hoje. Aproximar comunidades, definir estratégias, criar espaços de aprendizagem, colaborar para uma sociedade aberta e sustentável, preservar a memória digital, valorizar a cocriação, desenvolver infraestruturas, acompanhar as novas tendências e pensar em novos serviços e funções, são alguns dos tópicos propostos nas intervenções.

Logo14CongressoBAD flor Sfundo

O tema foi dividido em três subtemas para serem abordados nas comunicações, apresentações 24×7, posters e painéis: dinamização de organizações, projetos e redes; capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e sustentável; implementação de tecnologias e reinvenção de serviços. Temos como resultado um programa que unirá os Profissionais da Informação à volta de pilares teóricos como a sustentabilidade, o dinamismo e a criatividade.

Os congressos constituem excelentes ocasiões para o encontro de profissionais da mesma área, uma experiência única onde se podem conhecer pessoas, trocar ideias, apresentar trabalhos científicos e profissionais, atualizar e aumentar o conhecimento, participar em discussões profissionais e académicas, escutar outros pontos de vista, ampliar os horizontes, conhecer e consolidar o percurso profissional. Participar num congresso profissional é uma oportunidade de crescimento profissional que irá refletir-se nas práticas laborais. Os mais de 400 profissionais inscritos no 14º Congresso Nacional BAD são garantia de que a discussão será profícua.

Este congresso irá ainda permitir tomar conhecimento de novidades que estão a surgir e discutir novas abordagens face a práticas estabelecidas. Para esta tarefa, a Comissão Científica convidou oradores especialistas em matérias muito diferenciadas que refletem a diversidade global das bibliotecas, dos arquivos, das unidades de informação em geral e das perspetivas da Ciência da Informação.

Ao programa oficial do congresso associam-se ainda várias atividades de natureza profissional e cultural. Os serviços de informação e documentação do Algarve convidam todos os participantes do congresso para as 11 Visitas Técnicas programadas a arquivos, bibliotecas, museus, entre outros. Mantendo uma boa tradição dos Congressos Nacionais BAD, são ainda oferecidas 6 Visitas Culturais que permitirão conhecer melhor vários dos concelhos algarvios e alguns aspetos da sua cultura.

As preocupações de sustentabilidade estão também bem presentes na Comissão Organizadora, que disponibilizou um conjunto de recomendações aos participantes para ajudar a que este seja um congresso mais sustentável. De entre os cuidados desenvolvidos, procurando reduzir significativamente a quantidade de papel consumido, destacamos a disponibilidade de uma aplicação móvel que permitirá a consulta atualizada ao programa e a outras informações sobre o Congresso. Se ainda não o fez, não deixe de instalar a APP!

Não podemos deixar de endereçar um especial agradecimento a todos os patrocinadores e apoios que se juntaram à organização do evento, com uma menção muito especial às Câmaras Municipais do Algarve.

Encontro marcado já na próxima semana, receção aos participantes a partir das 9h00 no dia 3 de maio, em Faro, na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas.

A Comissão Organizadora deseja um excelente congresso a todos os participantes!

Similar Posts