No próximo dia 3 de outubro de 2023, a «Sala António José de Almeida», onde se encontra a biblioteca da Imprensa Nacional, irá completar 100 anos de vida. Este espaço foi especificamente construído para acolher e preservar o património bibliográfico herdado do antigo edifício da Imprensa Nacional, demolido no final do século XIX, e foi inaugurado como biblioteca pública, dando, pela primeira vez, a todos os cidadãos, acesso ao seu valioso acervo.
A nova biblioteca, inaugurada com a presença do Presidente da República, António José de Almeida, serve, há cem anos, o mesmo propósito de acesso ao conhecimento, de preservação e divulgação da língua e da cultura portuguesas – convergindo com a missão de serviço público da Imprensa Nacional.
A biblioteca da Imprensa Nacional é aberta a todos os cidadãos e disponibiliza um património que ascende a mais de 20 mil volumes, incluindo o Jornal Oficial (atual Diário da República).
A evocação deste centenário é uma oportunidade para refletir sobre a sua história e sobre a sua missão presente e futura. Com este sentido de responsabilidade patrimonial e cultural, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda irá promover um conjunto de iniciativas comemorativas, incluindo conferências, concertos e visitas guiadas.
No dia 3 de outubro, para iniciar estas comemorações e assinalar os cem anos de inauguração da biblioteca, terá lugar uma conferência dedicada ao centenário, por Inês Queiroz, seguida de concerto pelo Melleo Harmonia. Poderá ser consultada mais informação aqui.