ILD@ g600
Almada

O projeto das Bibliotecas Municipais de AlmadaILD@ – Inclusão para a Literacia Digital de Adultos, foi o vencedor da edição de 2023 do Prémio Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030 promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação.

O júri do Prémio considerou que o projeto cumpre de forma relevante os critérios definidos para a concurso, nomeadamente, o enquadramento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a indicação de evidências concretas, a aferição de impactos, a aplicabilidade a outras bibliotecas públicas e a qualidade geral na apresentação da candidatura.

O projeto ILD@ – Inclusão para a Literacia Digital de Adultos, resulta da adesão à Rede TIC e Sociedade, criada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada assume-se assim como um facilitador digital através da disponibilização de acesso à rede Wifi e a espaços com acesso a computadores e ligação à Internet, e também através da disponibilização de formação para capacitação digital dirigida a população com mais de 55 anos, com a atribuição do Diploma de Competências Básicas em TIC.

O júri considerou ainda relevante a realização de ações de sensibilização que promovem o planeamento e avaliação de iniciativas relacionadas com os ODS, devidamente alinhadas com as metas definidas para cada um dos objetivos. 

O projeto das Bibliotecas Municipais de Almada constitui assim um exemplo de boas práticas a ser partilhado e com potencial de replicação por outras bibliotecas, podendo ser adaptado a outras áreas e contextos associados à literacia digital.

Na oportunidade, partilhamos a gravação do Webinar RNBP «Projeto Ild@: Literacia para a Inclusão Digital de Adultos», dinamizado pela DGLAB e pelas Bibliotecas de Almada no passado mês de fevereiro.

Parabéns aos vencedores!


agenda2030

Prémio Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030 atribuído às Bibliotecas Municipais de Almada é promovido pela DGLAB e pela BAD, desde 2018, tendo na sua edição de 2023 recebido 13 candidaturas de bibliotecas públicas portuguesas. 

O júri da edição deste ano foi composto pela Presidente da BAD, Ana Alves Pereira, pelo Subdiretor-geral da DGLAB, Bruno Duarte Eiras, pela Diretora de Serviços de Bibliotecas da DGLAB, Sandra Moura Dias e pelas especialistas convidadas, Paula Ochôa e Leonor Gaspar Pinto.

Similar Posts