Associem-se! Não precisamos de estar sozinhos no exercício da nossa profissão e a BAD é um excelente ponto de encontro…

fernanda ferreira
Fernanda Ferreira NB 1
Fernanda Ferreira

Há quanto tempo é associado da BAD?
Sou associada da BAD desde 2001. A escolha de me tornar associada surgiu naturalmente ao concluir o Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais. Com alguma passividade fui acompanhando as atividades da BAD e participando no plano de formação da Associação que me permitia uma qualificação constante em diversas áreas temáticas. Decorridos 10 anos assumi uma posição mais ativa na Associação com a participação no grupo de trabalho Sistemas de Informação em Museus e mais tarde, também nos órgãos sociais.

Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Desafiante, motivadora, instigadora para uma procura incessante de novas experiências, de boas práticas, de mais conhecimento sempre em partilha com os outros profissionais de informação.

Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
Enquanto profissional de informação e na altura que me tornei associada e que estava a iniciar a minha atividade profissional senti e, continuo a sentir nestes mais de 20 anos, a necessidade de me apoiar e de me relacionar com outros profissionais de informação nas instituições memórias e nada melhor do que pertencer a uma Associação que nos acompanha todos os dias, nos aproxima e nos motiva nos desafios constantes da nossa atividade profissional!

Como associada, o que a BAD ainda não tem para lhe oferecer? 
A profissão está a mudar e os profissionais também. A BAD tem de acompanhar esta mudança e ser diferenciadora no seu campo de ação, nos serviços e benefícios que presta aos seus associados.

Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
Associem-se! Não precisamos de estar sozinhos no exercício da nossa profissão e a BAD é um excelente ponto de encontro, de partilha e reflexão para todos os profissionais nas instituições de memória. A BAD cresce com a participação de todos, mas este crescimento é mútuo porque nós também crescemos pessoal e profissionalmente pela aprendizagem com os outros. Tem um poder transformador na nossa profissão. Nós somos a Associação. É um orgulho fazer parte deste projeto!

Nota Biográfica

Fernanda Ferreira é bibliotecária, licenciada em História, pós-graduada em Ciências Documentais e Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação. Integra a equipa técnica do Ecomuseu Municipal do Seixal (EMS), desde 1999. É responsável pelo Centro de Documentação e Informação, pela gestão do Sistema de Documentação e Informação do EMS e pelo apoio a projetos de documentação, preservação, digitalização e divulgação de conteúdos das coleções do museu. Membro do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD). Integra os órgãos sociais da BAD para o triénio 2021-2023. Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do seu Comité Internacional para a Documentação (CIDOC). Áreas de interesse e atividade profissional: documentação em museus; gestão de informação em museus; sistemas de informação em museus; normalização da informação.

Similar Posts