Tem sido uma relação construtiva, na medida em que me tem permitido relacionar-me com colegas de profissão que partilham comigo os mesmos objetivos e dificuldades…

Anabela Risso
Anabela Risso
Anabela Risso

Há quanto tempo é associado da BAD?
Tornei-me associada da BAD em 2023, mas acompanho o seu trabalho há alguns anos.

Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Tem sido uma relação construtiva, na medida em que me tem permitido relacionar-me com colegas de profissão que partilham comigo os mesmos objetivos e dificuldades; instrutiva, dado que possibilita conhecer outras experiências e adquirir novos conhecimentos através das redes criadas; e instigante, pois propícia ao entusiasmo pela profissão.

Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
O associativismo é a forma mais eficaz de criar redes de apoio entre os profissionais, de aprender e ensinar com as diferentes experiências de cada um dos associados e de marcar presença na sociedade enquanto um todo. Tornar-se associado é, por um lado, um ato que nos permite aprender e evoluir enquanto profissionais e por outro uma demonstração de luta e esperança pelo futuro da profissão.

Como associada, o que a BAD ainda não tem para lhe oferecer? 
A BAD tem desenvolvido um trabalho ímpar e essencial ao longo dos seus 50 anos, nos mais diversos campos. Há, no entanto, sempre algo por onde evoluir e caminho a ser trilhado. Creio que seria de considerar a possibilidade de a Associação desenvolver um sector jurídico, capaz de apoiar os profissionais em questões mais complexas como o assédio no local de trabalho ou as condições laborais e direitos públicos; bem como apostar mais veementemente no rejuvenescimento da profissão, lutando por mais e mais diferenciada formação para os jovens e pela criação de um projeto que conseguisse efetivamente ajudá-los a entrar no mercado de trabalho. As nossas instituições deparam-se com problemas cada vez maiores no que diz respeito aos recursos humanos e preocupa-me a possibilidade de, dentro de 10 a 20 anos, começarmos a ver algumas delas fechar, sobretudo no interior, por falta de colaboradores. Por fim, e sabendo de antemão o quão utópico isto poderá ser, considero que seria importante apostar de alguma forma na sensibilização da sociedade em geral (e consequentemente do sector político) para a existência e importância da nossa profissão, por forma a tentar colmatar as dificuldades e abandono que algumas das nossas instituições atravessam.

Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
Como escreveu John Donne, Nenhum Homem é uma ilha. O associativismo por vezes é entendido como tendo um papel menor ou mesmo irrelevante no dia a dia. Mas a verdade é que é a melhor e mais feroz ferramenta que temos para garantir o futuro da profissão. É urgente mostrarmos que estamos aqui, que a profissão continua a existir e a ter futuro e que temos um papel útil e importante na sociedade. As nossas instituições são, ainda hoje, das instituições culturais mais igualitárias e imparciais que existem. E para as defendermos, a elas e a nós, temos de perceber que é importante fazê-lo sendo um continente, não uma ilha.

Nota Biográfica

Anabela Risso, natural de Évora, licenciou-se em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora em 2015 e em 2023 terminou o mestrado em Literatura, especialização em Estudos de Literatura Comparada na mesma instituição, com a dissertação Representação do livro e da biblioteca na literatura infantojuvenil: a saga Harry Potter de J. K. Rowling.
Foi voluntária na Biblioteca Pública de Évora entre 2014 e 2018.
Entre 2018 e 2020 exerceu funções na Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, em particular na Biblioteca Municipal Maria Lamas e na Biblioteca Central no Fórum Romeu Correia.
É bibliotecária desde janeiro de 2020 na Biblioteca Pública de Évora, sendo coordenadora da Área de Leitura Geral e Empréstimo e criadora e dinamizadora de diversas atividades como a Comunidade de Leitura, o Clube de Escrita Criativa e o projeto Materializar a Ficção.
É autora há vários anos do blog literário Livros & Saltos e participou no 14º Congresso Nacional BAD com o poster Uma viagem pelo mundo da ficção: as bibliotecas e os bibliotecários na literatura, o estudo O presente: As inquietações dos novos profissionais da informação realizado em coautoria com Rita Aleixo da Biblioteca Passos Manuel da Assembleia da República e Joana Duarte Gomes das Bibliotecas Municipais de Lisboa e a apresentação do projeto Materializar a ficção: dos mundos fantásticos à criação de leitores em coautoria com Sara Tuna da Biblioteca Pública de Évora.

Similar Posts