
Perante um futuro incerto e em mudança, marcado por multíplices tendências, a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), publicou a 10 de fevereiro de 2025, A Skills Agenda for the Trend Report (disponível em https://www.ifla.org/news/a-skills-agenda-for-the-trend-report/ ; https://repository.ifla.org/handle/20.500.14598/3837).
A Skills Agenda for the Trend Report foi elaborado por diversos líderes emergentes mundiais, identificando as principais competências que devem ser desenvolvidas pelos profissionais das Bibliotecas para enfrentar o futuro. Seguindo um resumo da metodologia utilizada, o relatório agrupa as competências em três grupos – competências práticas/técnicas, competências de parceria e colaboração e de desenvolvimento pessoal.
Vejamos, de seguida, as competências abordadas:
- Competências Práticas: compreende as capacidades técnicas necessárias para utilizar a tecnologia de forma eficiente e segura, maximizando assim, as oportunidades de gerar um impacto positivo. Estas competências incluem o uso de ferramentas digitais, a segurança da informação e a aplicação de novas tecnologias por parte dos bibliotecários.
- Competências de Colaboração: facilitam o trabalho em parceria de maneira efetiva, tanto com colegas, como com as comunidades e outras parcerias estratégicas. Implicam competências de comunicação, trabalho em equipa, negociação e criação de redes, fundamentais para fortalecer as alianças e os projetos colaborativos no setor bibliotecário.
- Competências de Desenvolvimento Pessoal: ajudam a ampliar a nossa visão e pensamento crítico, fomentando a liderança individual e a capacidade de inspirar e potenciar outros. Incluem competências como adaptabilidade, a criatividade, a resolução de problemas e a liderança transformacional, essenciais para guiar o setor bibliotecário num futuro inovador e sustentável.
A Skills Agenda for the Trend Report finda com o capítulo “o caminho a seguir: uma abordagem coletiva”, convidando todos os profissionais a refletir e atuar, assegurando que as bibliotecas sejam espaços dinâmicos, inclusivos e resilientes, preparados para os desafios e as oportunidades de um mundo em constante mudança.
Ana Margarida da Costa
Bibliotecária
Referências bibliográficas
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) (2025). A Skills Agenda for the Trend Report.https://repository.ifla.org/handle/20.500.14598/3837