
No dia 6 de junho de 2025, decorreu no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, na Black Box do Polo Casimiro de Brito da Biblioteca Municipal de Loulé, o 6º Encontro BAD ao Sul, organizado pelas Delegações da BAD do Algarve e Alentejo, com o apoio do Município de Loulé. A temática central – “As transformações tecnológicas e o seu reflexo nos Serviços de Informação” – foi amplamente refletida na conferência de abertura, no workshop inicial e nas comunicações apresentadas ao longo do dia. Estas intervenções ilustraram, de forma clara, o papel profundamente transformador que as tecnologias emergentes, com especial destaque para a inteligência artificial, estão a exercer sobre os modelos e práticas dos serviços de informação e documentação em Portugal.

As duas primeiras comunicações proporcionaram uma reflexão crítica sobre o papel da inteligência artificial, evidenciando-a, por um lado, como catalisadora de disrupções positivas nos serviços de informação e, por outro, como geradora de importantes desafios éticos, ambientais e sociais. Em ambos os casos, ficou patente a necessidade urgente de uma adoção consciente, informada e eticamente sustentada do uso destas tecnologias.
Foram também apresentados projetos concretos, onde inovação e tradição se articulam para promover o acesso, a preservação, a sustentabilidade e a valorização do património documental e imaterial. Outros projetos apresentados refletem a diversidade de estratégias inovadoras em curso que, colocando as pessoas no centro da experiência, reforçam o papel das bibliotecas na mediação da leitura e do conhecimento local, da literacia e da inclusão digital.
Em síntese, estas apresentações demonstraram que a inovação tecnológica está a ser integrada nos serviços de informação de forma crítica, estratégica e orientada para o serviço público. Os profissionais da informação estão a assumir um papel ativo na redefinição das suas práticas, promovendo o acesso aberto, a preservação da memória, o desenvolvimento sustentável e a contribuir para a definição de estratégias e políticas de informação. Este caminho, que conjuga tradição e disrupção, é essencial para garantir a relevância e a resiliência, integrando práticas digitais às estratégias tradicionais.
A Comissão Organizadora agradece aos mais de cem participantes e oradores do 6º Encontro BAD ao Sul o seu contributo para o sucesso e enriquecimento do evento; informa que as apresentações já se encontram disponíveis no site do encontro, inseridas no programa, em https://eventos.bad.pt/event/6o-encontro-bad-ao-sul/ ; deixa também uma palavra de reconhecimento ao Município de Loulé e aos patrocinadores Mind, Wecul, Prisma Mobiliário e Keep.
Com a BAD, “vamos continuar a CONSTRUIR +JUNTOS!”
A Comissão organizadora