Com este webinar, o orador Alexandre Matos, através do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus, vai apresentar o trabalho desenvolvido até ao momento pela equipa de voluntários do projecto SPECTRUM PT, que conta com profissionais de museus e da informação de Portugal e Brasil, No seguimento do trabalho de tradução da versão 4 da norma SPECTRUM.
A utilização do SPECTRUM em PT
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD
Data e hora: 24 de novembro de 2021, das 21h às 22h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)
Orador: Alexandre Matos (Projeto SPECTRUM PT)
RESUMO
No seguimento do trabalho de tradução da versão 4 da norma SPECTRUM apresentamos o trabalho desenvolvido até ao momento pela equipa de voluntários do projecto SPECTRUM PT que conta com profissionais de museus e da informação de Portugal e Brasil.
A SPECTRUM, norma de gestão de coleções originária do Reino Unido é, sem sombra de dúvida, a maior referência internacional para a gestão de procedimentos de documentação e gestão de património cultural nas instituições de memória. A sua tradução, adaptação e divulgação nos territórios de língua portuguesa é essencial para melhorar procedimentos e, consequentemente, a documentação e conhecimento existente sobre o vasto e importante património guardado nos museus, bibliotecas e arquivos.
Neste webinar iremos apresentar a norma e a forma como poderá ser utilizada pelos museus, mas também falar sobre a sua história e evolução e a integração no quadro de referência das normas internacionais do sector.
O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?
A implementação da norma nos museus é sempre um momento difícil. Exige a definição de políticas, do propósito da instituição. Procura prever, planear, pensar estrategicamente e pode ser um desafio complexo. Neste webinar procuramos mostrar diferentes abordagens para conhecer e implementar a norma SPECTRUM.
A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
A profissionais de museus, bibliotecas e arquivos que pretendam refletir sobre os procedimentos de gestão das coleções das instituições de memória e a dirigentes que procuram respostas para a eficiência dos processos de documentação e gestão das coleções.
Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt
Inscrição
Associado Individual: Gratuito
Associado Coletivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Não Associado: 10,00 euros