biblioteca saobrasalportel
Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel
A Biblioteca Municipal “Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro” iniciou, em Setembro de 2011, um projecto co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Município de São Brás de Alportel, que designou por “Biblioteca Fora de Si”.

A experiência de colocação de livros, para leitura local e empréstimo domiciliário, em pastelarias, piscina e jardins, para crianças e adultos, revelou um inesperado aumento do número de leitores adultos, o que alertou para uma realidade nova que apenas se intuía.

São Brás de Alportel foi um dos concelhos algarvios que registou um acentuado crescimento populacional, em particular de jovens famílias que desejavam fixar residência num local de habitação acessível, inserida numa paisagem preservada e num ambiente de tranquilidade, mas usufruindo de creches, escolas, centro de saúde, serviços públicos e rápidas acessibilidades aos centros urbanos vizinhos, onde geralmente trabalham.

De um modo geral, estes leitores manifestam o seu interesse por uma leitura de entretenimento / lazer e curiosidade por temas de actualidade, que são novidade no mercado editorial. Contudo, não dispõem de tempo livre para se deslocarem à Biblioteca Municipal, devido ao ritmo da sua vida profissional.

O principal objectivo é aumentar o número de leitores adultos, pois as crianças beneficiam de uma extensa rede de oferta de leitura através do Projecto “Livros sobre Rodas”, promovido pela Biblioteca Municipal, e das Bibliotecas Escolares.

Para a Biblioteca Municipal é fundamental criar laços com os jovens pais destas crianças que lêem por prazer e serão, sem dúvida, uma geração com impacto no futuro desenvolvimento da comunidade são-brasense.

Para atingir este objectivo, a Biblioteca Municipal irá gradualmente espalhando postos fixos de leitura, na zona urbana e na zona rural, e postos itinerantes em locais cujo contacto personalizado é fundamental, como por exemplo, o Mercado Municipal e o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.

Contribuir para momentos de lazer e entretenimento, mas também para elevar os níveis de literacia sobre saúde, educação dos filhos, preservação do ambiente, cidadania responsável, alimentação saudável, desenvolvimento pessoal e espiritual, são, entre outros, os desafios a que nos propomos.

É uma Biblioteca “Fora de Si” – virada para fora e ao ritmo de cada leitor. Uma Biblioteca perto de casa. Uma Biblioteca para a família.

Delegação Sul da BAD (sul@noticia.bad.pt)

Similar Posts