Inserido na programação das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, realizou-se no passado dia 1 de março, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, uma Mesa Redonda subordinada ao tema “A República e as Bibliotecas“.
Constatando-se que a história deste importante equipamento cultural se confunde com a implantação da república no país, uma vez que a data escolhida para a inauguração desta biblioteca foi precisamente o terceiro aniversário da república em Portugal, foi de todo pertinente que no ano 2013, em que a biblioteca municipal comemora os seus 100 anos de existência, se promova um evento que elucide sobre como o papel dos ideais e das correntes de pensamento promoveram o aparecimento e a afirmação das bibliotecas.
Da mesa redonda fizeram parte o Professor Doutor Norberto Cunha, que abordou as questões relacionadas com os movimentos culturais da 1.ª república, o Dr. Henrique Barreto Nunes, que apresentou uma visão nacional e à época do surgimento das bibliotecas, e o Dr. Amadeu Gonçalves, que apresentou um estudo de caso, a história da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão. A moderação ficou a cargo do Dr. Artur Sá da Costa.
Fonte: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco