A BAD esteve presente na Assembleia Municipal da Nazaré no dia 21 de Fevereiro para solicitar mais informações sobre o despedimento dos 4 técnicos qualificados da Biblioteca Municipal. Numa sessão  muito participada e com uma extensa ordem de trabalhos, o período para intervenção do público estava como habitualmente previsto para o final da sessão, o que ocorreu já perto das 2 horas da manhã.

AMnazare

Após registo da inscrição, a BAD questionou o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, sobre a intenção de despedir os 4 técnicos qualificados ao serviço da Biblioteca Municipal, se em virtude desta decisão seriam mantidos os serviços prestados à população e de que forma serão assegurados. Pediram-se também mais informações sobre o futuro do equipamento cultural de proximidade que é a Biblioteca Municipal e se o mesmo seria ocupado no todo ou em parte por outros serviços da autarquia.

Logo de seguida o Presidente da Câmara agradeceu a preocupação da BAD com este caso e procurou responder às três principais questões. Walter Chicharro informou que o despedimento dos 4 técnicos qualificados decorre em primeira instância do término do contrato de trabalho com a empresa municipal Nazaré Qualifica, sendo também uma medida justificada pelas dificuldades financeiras da autarquia, situação transversal a outros colaboradores e equipamentos municipais e que resulta da retenção de 20% das transferências do Orçamento de Estado de 2014 por parte da Direcção-Geral das Autarquias Locais em resultado do excesso de endividamento da autarquia em 2013.

Relativamente à manutenção dos serviços prestados à população da Nazaré e ao futuro da Biblioteca Municipal, o Presidente Walter Chicharro afirmou que este é um equipamento cultural estratégico e prioritário para a autarquia e que esta decisão em nada afectará o seu normal funcionamento, pretendendo-se uma melhoria da qualidade do trabalho feito pela Biblioteca, estando previsto a continuidade da programação cultural, bem como das actividades de promoção do livro e da leitura. Afirmou ainda que a equipa ao serviço da Biblioteca Municipal será reforçada com efectivos resultantes da recente reorganização do Mapa de Pessoal da Autarquia e que a componente técnica será garantida uma vez que existe na autarquia da Nazaré técnicos com formação na área de Biblioteca e Documentação.

BAD pede reunião com o Presidente da Câmara

No final da sessão da Assembleia Municipal que durou cerca de seis horas foi ainda possível abordar Walter Chicharro para esclarecer com maior detalhe as preocupações manifestadas pela BAD e informá-lo de que iria receber um ofício a solicitar uma reunião onde seria abordado este assunto.

Antes do período de intervenção do público, e durante a análise da actividade do Município, também os deputados da Coligação Democrática Unitária e do Bloco de Esquerda tinham questionado o Presidente sobre estas questões. Na intervenção do deputado do Bloco de Esquerda foi feita uma referência à BAD e às suas preocupações manifestadas no comunicado enviado à Comunicação Social, tendo mesmo sido lido um excerto do texto divulgado pela Associação.

Similar Posts