Em 2015 o Dia Internacional dos Arquivos celebrou-se com especial empenho. Para tal, muito contribuiu o dinamismo dos profissionais, das entidades detentoras de arquivos e da comunicação social, nomeadamente da RTP, da Antena 1 e da TSF.
O arquivo saiu de portas e foi ao encontro da sociedade.
A BAD empenhou-se especialmente neste dia. Quis deixar uma marca diversificada: apoiou e publicitou as celebrações que os profissionais levaram a cabo; incentivou uma área que, per si, poderia não desenvolver iniciativas comemorativas, os arquivos empresariais; associou-se a outras comunidades na área da cultura; falou para o grande público, informando sobre o que fazemos e sobre a nossa relevância para a sociedade.
Participou no programa Sociedade Civil, na RTP2, dedicado ao “Dia internacional dos arquivos”, conversando com outros profissionais numa mensagem para a comunidade em geral.
Foi para a rua, em defesa de uma política alternativa para a cultura e manifestou-se no desfile Cultura em Luta, associando-se a outras estruturas associativas e profissionais, nas áreas da criação e produção artística, da conservação e gestão do património histórico e arqueológico, do associativismo cultural.
Promoveu o Encontro Arquivos Empresarias, em Leiria, momento de reflexão sobre a importância das boas práticas de gestão da informação nas empresas e destes arquivos para a construção da memória social e económica, momento para a celebração de um dia que na área empresarial dificilmente seria comemorado, momento de descentralização das iniciativas em matéria arquivística.
No Notícia BAD apelou-se à divulgação dos acervos e das iniciativas comemorativas e deu-se voz às entidades e aos profissionais que quiseram partilhar com a Associação as suas celebrações, neste dia recordamos as notícias sobre:
- Arquivo da RTP com as portas abertas, visita guiada.
- Arquivo de Ciência e Tecnologia com a semana Aberta.
- Arquivo Distrital de Évora com o Dia Aberto, Exposição e Oficinas Educativas.
- Arquivo Distrital de Viana do Castelo que sensibilizou para a preservação e conservação de documentos.
- Arquivo Distrital do Porto com um consultório de arquivo e visita.
- Arquivo Histórico da Marinha com uma visita guiada e mostra documental.
- Arquivo Municipal Alberto Sampaio de Vila Nova de Famalicão com a assinatura do contrato de doação de parte do espólio de José de Azevedo e Menezes.
- Arquivo Municipal da Trofa com a realização de oficinas junto da comunidade escola.
- Arquivo Municipal de Felgueiras, que escolheu a rede elétrica no concelho de Felgueiras, como tema comemorativo.
- Arquivo Municipal Jardim Gonçalves de Tarouca com uma visita de estudo.
- Centro Português de Fotografia (CPF) com uma conferência e uma promoção na sua loja.
- Realçamos ainda o papel que a comunicação social deu aos arquivos
- RTP Notícias com “Arquivo da RTP conta a história de Portugal de mais de 70 anos” e a “RTP abre portas para comemorar o Dia Internacional dos Arquivos” e “A RTP abriu ao público as portas dos seus arquivos”.
- Antena 1 que assinalou a data com a passagem de sons histórico.
- TSF Rádio Notícias com Arquivo Nacional sem espaço
- Faial Digital com autarquia revela o trabalho que está a ser desenvolvido no arquivo, instalado no antigo Colégio dos Jesuítas
- Antena Miróbriga com Grândola assinala dia internacional dos arquivos
É com orgulho que registamos estas manifestações. Muitos parabéns a todos os arquivistas e demais profissionais que trabalham nesta área.
Alexandra Lourenço, Presidente da BAD