lancamento-bibliotecas-mesaA obra intitulada “Bibliotecas em Portugal – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas”, cuja publicação há muito se esperava, foi apresentada ao público no edifício da Torre do Tombo, sob os auspícios da DGLAB, no passado dia 22 de Setembro, pelas 18:00 horas.

Depois da introdução de Silvestre Lacerda, Director-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, falou o editor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira, que já anteriormente publicara na revista “Arquitectura Ibérica” (Nºs 1 e 17) textos dedicados às bibliotecas.

Seguiu-se uma análise da obra, muito informada e aprofundada, de Paulo Tormenta Pinto, coordenador do programa de doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, do ISCTE – IL.

Por fim falou Alexandre Marques Pereira – muitos anos colaborador de Manuel Tainha – seleccionado para a Exposição realizada em 2013, em São Paulo, sobre os últimos vinte anos da Arquitectura Portuguesa, com a obra da Biblioteca Municipal de Sintra. Nesta ocasião, fez dela um estudo de caso pormenorizado, na sua perspectiva de autor.

lancamento-bibliotecas-livroDois dos seus autores estiveram ausentes no Norte do País por motivos profissionais: Michel Toussaint que escreveu “Bibliotecas Municipais: um percurso de Arquitectura”, e Álvaro Domingues, autor do capítulo “Livro Aberto”.

O livro, com excelentes fotografias, da autoria, entre outros, de FG+SG Fotografia de Arquitectura e de João Francisco Vilhena, estará disponível em Outubro (preço de capa estimado de €39,00), e estará presente podendo ser aí encomendado no Colóquio sobre o mesmo tema, a realizar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no sábado, 22 de Outubro.

Similar Posts