A BAD, com colaboração do Goethe-Institut em Portugal e com o apoio da Câmara Municipal do Porto, vai organizar o Fórum com o tema “As bibliotecas públicas e os desafios do futuro”, que decorrerá na Biblioteca Pública Municipal do Porto,  no próximo dia 26 de maio, às 14h30.

forum banner simplesa

As transformações registadas nas últimas décadas nas bibliotecas públicas a par com a  introdução das tecnologias de informação e comunicação representaram uma grande alteração nas rotinas tradicionais realizadas ao longo dos tempos e nos serviços prestados. A passagem do século XX para o XXI foi marcada por discussões, previsões e controvérsias sobre a bibliotecas do futuro. Enquanto uns conseguiam antever  a inutilidade das bibliotecas face ao crescimento da Internet e à dispersão da informação, outros  defendiam que o papel informativo, formativo e cultural e social das bibliotecas estava salvaguardado independentemente dos meios de comunicação disponíveis.

Que funções desempenha ainda a biblioteca? Qual o seu relevo para a sociedade atual? E de que forma podemos acompanhar as necessidades do público? Quais os principais desafios que as bibliotecas públicas?

Para tentar responder a estas e outras questões a BAD convida todos os profissionais das bibliotecas públicas a participarem neste Fórum e juntamente com Bernd Schmid-Ruhe da Biblioteca de Mannheim (Alemanha), Inês Vila (Biblioteca Municipal de Ílhavo) bibliotecária participante do programa INELI e Maria Manuel Borges da Universidade de Coimbra conversarem sobre as bibliotecas públicas e os desafios do futuro.

As sessões do fórum decorrerão em português e inglês.

A Biblioteca Pública Municipal do Porto localiza-se na Rua D. João IV, n.º 17, pode também ver a localização da BPMP no mapa:  https://goo.gl/wjzicm

Inscrição gratuita obrigatória (limitada à capacidade da sala) através deste endereço: https://goo.gl/ZxuUA4

Informações e contactos:
Secretariado da BAD
Telf. 21 816 19 80 | email: bad@noticia.bad.pt

Similar Posts