No próximo dia 6 de junho às 16h00,  vai ser apresentado o projeto Portudois.

 

portudois 1

 

Este projeto, que se reveste de particular importância para os profissionais da informação, vai ser apresentado no âmbito da reunião do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais-GTAM e decorre na sede da BAD em Lisboa ( Rua Morais Soares, nº 43-C – 1º Dto).

Participe na reunião do GTAM e saiba mais sobre este projeto!

O projeto Portudois é um motor de pesquisa que funciona nos catálogos das principais bibliotecas, arquivos, museus e códigos de objetos digitais de Portugal, relacionados com a Web Semântica. Portudois recupera informações dos catálogos da Biblioteca Nacional de Portugal, Base Nacional de Dados Bibliográficos Porbase, Registo Nacional de Objectos Digitais RNOD, Bibliografia Nacional Portuguesa, Bibliotecas de Património Cultural de Portugal, Arquivo Nacional Torre do Tombo, Fundação Calouste Gulbenkian, MatrizNet, MatrizPix, Europeana Portugal, DBpedia y Wikipedia.

Depois de reunir informações de várias fontes, classifica os resultados de acordo com a relevância através da integração de resultados bibliográficos multimédia e semânticos.

portudois 2
Portudois combina os resultados bibliográficos, com imagens e web semántica

O motor de pesquisa Portudois apresenta inovações tecnológicas em matéria de enriquecimento semântico, empregando técnicas de web scraping sobre dados ligados, que permitem recuperar centenas de temas e categorias relacionadas com o objeto de cada consulta.

Outra característica relevante foi o processo de experimentação a que foi submetido. Durante o período de investigação foram resolvidas com sucesso mais de 6.950 consultas baseadas em palavras chave, conceitos, autoridades e temas recolhidos no domínio das artes, humanidades, literatura e cultura de Portugal. Desta forma, ficam disponíveis para a sua consulta através do método de previsão de textos, com o qual se encontra equipado.

portudois 3
PORTUDOIS foi testado com 6957 pesquisas em história, arte, literatura e cultura portuguesas.

Embora o Portudois não se possa comparar com a velocidade de resposta do Google, é possível afirmar-se que a sua arquitetura escalável de 22 bases de dados MySQL lhe permite dar resposta quase instantânea a qualquer consulta que já tenha sido efetuada previamente. Isto significa que o sistema demorará uns segundos a responder, se a consulta não tiver sido registada anteriormente, mas será imediata se outro utilizador a fizer em simultâneo.

Portudois é um motor de pesquisa desenvolvido pelo professor Manuel Blázquez, do Departamento de Biblioteconomía e Documentación da Universidad Complutense de Madrid, durante a sua estadia de investigação no Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no trimestre de abril a junho de 2017.

O motor de pesquisa Portudois encontra-se disponível em linha, onde disponibiliza outros detalhes, bem como o  contacto do autor.

 

Similar Posts