banner 14encontro

 

Quando se assinala a passagem dos 30 anos da criação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e os 25 anos da realização do 1º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Esposende, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), através do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas, pretendem assinalar ambas as datas fazendo regressar a Esposende a realização do 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Sob o lema “Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes” pretende-se refletir sobre o panorama atual das bibliotecas públicas, sobre os sucessos alcançados e dificuldades enfrentadas, mas também os desafios quanto ao futuro, as conquistas obtidas ao longo de 3 décadas e sobre tudo quanto ainda falta concretizar. Numa conjuntura em que a criação de redes surge como uma oportunidade de desenvolvimento e de gestão eficaz dos recursos cada vez mais escassos, as bibliotecas encontram-se num momento crucial para estabelecer pontes a nível local e regional.

Por forma a dar continuidade ao desenvolvimento do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, este 14º Encontro aposta num modelo inovador e participativo, onde diversos temas e experiências se cruzam para apontar caminhos e definir estratégias no contexto europeu, aproveitando as dinâmicas que o digital trouxe para o campo da ciência e da cultura, refletindo sobre os permanentes desafios tecnológicos, as rápidas mutações sociais e a alteração dos hábitos de acesso à informação. Através da apresentação de conferências de enquadramento e da realização de Grupos de Reflexão em sessões paralelas, os participantes no Encontro serão envolvidos na reflexão em torno de temas fundamentais para as bibliotecas públicas de hoje.

Aproveitando a proximidade do mar em Esposende, convidamos todos os bibliotecários a mergulhar num dos temas deste Encontro e a, em conjunto e de forma colaborativa, contribuírem para a reflexão e definição de linhas de ação para as bibliotecas públicas. As redes constroem-se todos os dias, com todos e de forma plural e participada, queremos assim aproveitar as múltiplas oportunidades que a criação de redes oferecem às bibliotecas.

Faça aqui a inscrição no 14º Encontro da RNBP.

Contamos com a sua presença!

 

NOTA:

A participação no Encontro é gratuita, de inscrição obrigatória, mas condicionada à capacidade da sala.

As inscrições são consideradas por ordem de chegada, sendo dada prioridade aos profissionais a exercer funções nas bibliotecas públicas portuguesas. A inscrição apenas se torna efetiva após confirmação por parte da Direção de Serviços de Bibliotecas (DGLAB).

Data limite de inscrição: 13 de outubro

 

PROGRAMA

27 de outubro

09:30   Receção dos participantes

10:30 Sessão de abertura
Entrega do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas (3ª edição)

11:30 Apresentação do projeto Public Libraries 2020, por Ilona Kish (PL2020)

12:15 Debate

12:45 Almoço livre

14:15 Grupo de Reflexão (sessões paralelas)

Grupo de reflexão 1:
Serviços e Inovação, dinamizado por Bruno Duarte Eiras

Grupo de reflexão 2:
Formação e literacias, dinamizado por Aida Alves

Grupo de reflexão 3:
Redes e cooperação, dinamizado por Sónia Almeida

Grupo de reflexão 4:
Regulação e profissão, dinamizado por Zélia Parreira

Grupo de reflexão 5:
Tecnologias e comunicação, dinamizado por Miguel Mimoso Correia

Grupo de reflexão 6:
Espaços, públicos e coleções, dinamizado por Susana Silvestre

Grupo de reflexão 7:
Advocacy e valor social, dinamizado por Gaspar Matos

Grupo de reflexão 8:
Direitos de Autor e Reutilização da Informação Pública, dinamizado por Nuno Gonçalves

17:30 Encerramento

20:00 Jantar convívio

 

28 de outubro

10:00 Apresentação das conclusões dos 8 Grupos de Reflexão.

11:30  Debate

12:30 Almoço convívio

14:15 Ciência Aberta, conhecimento para todos – Política Nacional de Ciência Aberta – o papel das bibliotecas públicas, por Pedro Príncipe (SDUM) e Margarida Oleiro (DGLAB)

14:45    Debate

15:00    Sessão de Encerramento

 

Patrocinadores:

keep logo horizontal large

wecul Negativo 1

logo mind

Similar Posts