Melhorar a experiência da escrita académica no Ensino Superior: um novo livro de bibliotecários do Ensino Superior, destinado a professores universitários, bibliotecários académicos, mas também a estudantes que desejam concluir com êxito os seus estudos superiores.

Capa Improving academic writing

Sanches, T., Antunes, M. L., Lopes, C. (2019). Improving the Academic Writing Experience in Higher Education. New York: Nova Science Publishers. ISBN 978-1-53615-671-3 https://www.amazon.com/Improving-Academic-Writing-Experience-Education/dp/153615671X

 

Academic writing is fundamental for the communication of science. This new book, edited by a well-known team of researchers and academic librarians, is an important contribution for the understanding of its theoretical grounds, while guiding the reader through good practices and new ideas of how to promote and apply it. Either if you are a librarian, a professor, a researcher or a student, you will find here a vast range of answers to your doubts and worries when writing or teaching, or helping others to communicate their findings in the best way.

Manuela Barreto Nunes, Ph.D., Professor at Oporto Global University, Portugal

 

Academic writing is essential to academic endeavor. In this book, authors shed light to some competencies that students, particularly higher education students, should develop with the help of those involved in actions to improve their success, teachers and librarians. 

Maria Manuel Borges, Ph.D., Professor at University of Coimbra, Portugal

 

A escrita académica é geralmente conteúdo das disciplinas da metodologia de investigação científica no ensino superior, transversal a vários cursos de graduação e pós-graduação, desenvolvida e paralela ao contexto de aprendizagem universitária. O trabalho de escrita académica, fomentado e instruído por professores universitários, compreende técnicas específicas que pretendem responder à construção de determinado código no âmbito académico. É comummente aceite que a escrita académica é em si um instrumento, fonte e resultado para a aprendizagem, mas também é uma ferramenta poderosa para a construção da identidade pessoal e comunitária.

Para cumprirem os seus objetivos académicos no ensino superior, os estudantes têm de mobilizar conhecimentos aprendidos em sala de aula, mas também obtidos individualmente e com acesso a fontes variadas, nomeadamente nos recursos de informação disponíveis nas suas bibliotecas. Para a obtenção de um grau académico de mestre ou doutor, os recursos de informação crescem em importância e significado, uma vez que a partir deles é obtida grande parte da sustentação teórica e metodológica necessária para o prosseguimento desse objetivo. A validação das suas aprendizagens é realizada em grande parte pela apresentação escrita destes trabalhos académicos.

O livro reflete sobre a importância da escrita académica e apresenta métodos e técnicas para escrever de forma fundamentada. Os contributos dos diversos autores, que formam o livro Improving the Academic Writing Experience in Higher Education, pretendem trazer ideias e partilhar experiências, alargar horizontes e criar alguma luz sobre o panorama da escrita académica. As diferentes formulações, perspetivas e abordagens estão divididas em duas partes: a primeira mais conceptual, onde se explica a importância do desenvolvimento da escrita académica no seio da universidade e se teoriza sobre o impacto transformador desta prática no aluno do ensino superior. A segunda procura trazer um aporte mais prático, diversificado e abrangente à temática e responder ao desafio dos profissionais ligados à área – particularmente os intervenientes nas bibliotecas das instituições de ensino superior, mas não só – e que atuam com a transformação da informação em conhecimento, através de dicas concretas para escrever de forma adequada em contexto universitário.

Table of Contents

Introduction – Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes (Eds.)

Part One – Embedding academic writing theory into practice

1. Plural word and inventive writing: the legacy of postmodern social theory – Jorge Ramos do Ó

2. Academic writing centers improving students skills – Angela Repanovici, Ane Landøy, Natalia Cheradi

3. Facing the thesis with positive thinking and dispositions to act: contributions of information literacy training for higher education students’ skills development on academic writing – Tatiana Sanches, Maria Manuel Borges

Part Two – Practicing academic writing pathways

4. Starting from scratch: searching for the purpose of writing – Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes, Tatiana Sanches

5. Writing with ethics: strategies to quoting and referring – Carlos Lopes, Maria da Luz Antunes, Tatiana Sanches

6. Architecture and morphology of a scientific article – Carlos Lopes, Maria da Luz Antunes, Tatiana Sanches

7. Publishing within Open Science challenges – Maria da Luz Antunes, Tatiana Sanches, Carlos Lopes, Julio Alonso-Arévalo

O desafio que mobilizou a concretização deste livro foi o de incentivar à melhor aprendizagem e ao sucesso académico, através da consciência de uma ação concreta dos professores, alunos e bibliotecários que, no ensino superior, desenvolvem a sua ação no apoio à escrita académica. Esperamos, pois, que este seja um catalisador de renovadas aprendizagens em torno deste tema.

Os editores,
Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes

Similar Posts