As competências dos profissionais de informação são um assunto cada vez mais pertinente dadas as alterações que ocorrem na sociedade, em geral, e nas diferentes áreas de trabalho em que estes atuam. Esta preocupação é comum aos profissionais de todo o mundo, mas neste artigo apenas se aborda a iniciativa da associação inglesa- CILIP (Chartered Institute of Library and Information Professionals). Esta associação resulta da fusão da Library Association e do Institute of Information Scientists, que se deu em 2002. Desenvolve a sua ação para mais de nove mil associados procurando que desenvolvam as suas competências, construam carreiras de sucesso e ofereçam serviços de biblioteca e informação de alta qualidade. Colaboram com as entidades empregadoras, fornecedores e outras ligadas ao ensino e aprendizagem. No Plano para cinco anos (2016-2020) definem como objetivo: “Put library and information skills and professional ethics at the heart of an equal, democratic and prosperous society.”1

Notiica Dezembro Profissao 1

No decorrer de 2020, em conjunto com um grupo de consultores especialistas das principais indústrias, foi revisto o documento que identifica as qualificações e competências dos profissionais (My Professional Knowledge and Skills Base), para criar o Professional Knowledge and Skills Base (PKSB) que contempla o passado e o futuro e foi lançado em setembro de 2021. Considera essenciais os aspetos da ética da profissão e baseia-se neles para as aptidões sociais, de gestão, liderança e digitais. Para facilitar a sua utilização, pelos profissionais e empregadores, foi criado um instrumento online que permite identificar as lacunas e que conhecimentos e competências devem desenvolver. É preconizado o seu uso para evolução na carreira, na preparação da avaliação e na candidatura para emprego.

Esta nova versão tem mais secções e áreas que foram renumeradas e se subdividem em conhecimentos profissionais e competências genéricas. Os conhecimentos profissionais contemplam as secções 1 a 9: 1- Gestão e desenvolvimento de coleções; 2- Gestão de dados; 3- Exploração e uso da informação; 4- Governança da informação e conformidades; 5- Gestão da informação; 6- Gestão do conhecimento; 7- Literacias e aprendizagem; 8- Gestão e armazenamento de registos e 9- Pesquisa. As competências genéricas incluem quatro secções, da 10 a 13: 10- Foco nos utilizadores, design e marketing do serviço; 11- Liderança, advocacy, influenciador e eficácia pessoal; 12- Estratégia, planeamento e gestão e 13- Tecnologia e comunicação.

Mais detalhes podem ser consultados na informação disponível no site, em acesso livre, onde se compara a versão anterior e a atual.

 O acesso a esta plataforma é feito mediante um login, que qualquer associado pode obter. Acessíveis a todos existe um conjunto de FAQ’s para elucidar sobre a sua utilização e para saber mais pode consultar aqui. O acesso à plataforma do PKSB é um benefício dos associados, entre outros, que requer a autenticação através do login e password no site do CILIP.

Este exemplo pode ser um contributo para a revisão do Euro-Referencial I-D: Competências e aptidões dos profissionais europeus de Informação-Documentação2, cuja segunda edição, em português, foi publicada em 2005, pela INCITE (Associação Portuguesa para a Gestão da Informação), que refere que carece de ser atualizado: “um instrumento como este referencial não pode desempenhar o seu verdadeiro papel se não for constantemente validado, pelo uso que se faz dele, e actualizado.”

Referências:

1. Chartered Institute of Library and Information Professionals (2015) Securing the Future: Action Plan 2016-2020 . p. 4.

2. Conselho Europeu das Associações de Informação e Documentação [ECIA] (2205). Euro-Referencial I-D.  Lisboa: INCITE, p. 10

Maria Margarida Vargues
Comissão Técnica Profissão/BAD

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