Assumir o potencial de pioneirismo tecnológico
As Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal 2020-2022 têm, entre outros, o objetivo de enquadrar a atividade dos profissionais de informação no triénio 2020-2022, sendo desenvolvidas a partir de quatro eixos: i) Apoio ao ensino e aprendizagem, ii) Apoio à investigação, iii) Desenvolvimento profissional e organizacional, iv) Redes, cultura e património. De maneira a contribuir para uma mais efetiva aplicação na prática, apresentamos de uma forma mais detalhada a recomendação Fomentar o potencial inovador e o valor das Bibliotecas do Ensino Superior, que se inclui no eixo três Desenvolvimento profissional e organizacional.
O ano de 2020 e o impacto das restrições causadas pela pandemia de covid-19 trouxe ao mundo novas urgências, exigindo uma adaptação imediata a um novo cenário, imprevisível até então para maior parte das organizações.
Neste contexto, muitos setores profissionais viram-se obrigados a reinventar a sua forma de agir, encontrando novos fluxos e modelos, que de certa forma permitissem melhor se adaptarem ao ambiente remoto que assim se impôs.
Interessante verificar a forma como as bibliotecas universitárias reagiram nesta conjuntura, adaptando-se a um “território” que já lhes era extremamente familiar, e assumindo desde cedo uma presença firme na esfera digital, num momento fundamental para a vida das nossas instituições.
Esta adaptação, num contexto de mudança e de reforço do ambiente digital, é o resultado de uma maturidade atingida pelas BES nos últimos anos, através de uma aposta muito grande dos seus profissionais no desenvolvimento de competências para lidar com os crescentes desafios impostos na gestão da informação e nos seus serviços prestados, uma constante muito marcada pela tão ambicionada transição digital.
Neste sentido, e num cenário de profunda mudança, esta recomendação pretende promover o reconhecimento do valor das BES, da sua importância estratégica no ensino superior, para que assumam o seu devido papel no pioneirismo tecnológico das universidades portuguesas.
Alguns eixos de intervenção onde as BES têm assumido este protagonismo, que interessa reforçar e promover:
Pedro Príncipe
Thiago Cunha