Há quanto tempo é associada da BAD?
Sou associada da BAD há uma década, mais precisamente desde 30 de abril de 2012.
Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Esta “ relação “ tem sido desafiante, profícua e estimulante.
Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
Dando testemunho da minha experiência, foi na BAD que encontrei o apoio mais adequado para aperfeiçoar as competências no domínio das ciências da documentação e informação, nomeadamente pelas oportunidades proporcionadas de formação profissional contínua e de atualização de conhecimentos técnicos nesta área.
Como associada, o que a BAD ainda não tem para oferecer?
Seria interessante a BAD promover a organização de um repositório, devidamente sistematizado, das obras consideradas relevantes no âmbito das ciências da documentação e informação, envolvendo designadamente as inúmeras teses de mestrado e doutoramento que têm sido produzidas acerca desta temática.
Por outro lado, a BAD poderia organizar um encontro anual, congregando todos os profissionais da área, no qual fosse atribuído um prémio àquele que fosse considerado o melhor trabalho desenvolvido no ano anterior, no domínio de intervenção da BAD, mediante a elaboração de um regulamento para o efeito, a após a apreciação por um júri, integrando diversas personalidades de reconhecido mérito.
Por último, e sendo residente nos Açores, considero desejável que a BAD faculte os meios necessários que permitam imprimir um maior dinamismo à Delegação existente nesta Região.
Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
O associativismo assume um papel fundamental na dinâmica das comunidades, sendo uma expressão organizada da sociedade, através da qual as pessoas se agrupam em torno de interesses comuns. Neste sentido, a BAD promove junto dos seus associados uma partilha de conhecimentos, informação e experiências, que se podem revelar enriquecedoras para o desempenho da atividade dos profissionais da área.