FourthWSA June2024 feature 2.1 1024x538 1

O Comité de Arquivos de Ciência e Tecnologia da Secção de Arquivos de Universidades e Instituições de Investigação do Conselho Internacional de Arquivos está a organizar o 4º Workshop sobre Arquivos Científicos. Este workshop tem como objetivo reunir uma comunidade diversificada de colaboradores que participam na criação, preservação, organização, tratamento, avaliação, digitalização e acesso aos arquivos contemporâneos de ciência e tecnologia.

O 1º Workshop decorreu em 2016, em Heidelberg, organizado pelo European Molecular Biology Laboratory (EMBL). O workshop sobre arquivos científicos reuniu 40 arquivistas de 8 países para discutir a melhor forma de capturar, preservar e partilhar material científico contemporâneo. As sessões discutiram questões práticas relacionadas com a catalogação e a disponibilização de coleções cujo conteúdo e origens são complexos, qual o lugar dos arquivistas nas instituições e a sua relação com os cientistas, e a forma como os arquivistas ou as suas instituições podem utilizar os arquivos para a defesa de direitos e a divulgação.

O 2º Workshop teve lugar em Washington D. C., em 2018, organizado pelo Carnegie Institution for Science. O workshop centrou-se em tópicos relacionados com os arquivos contemporâneos de ciência e tecnologia. Participaram arquivistas, historiadores, cientistas, engenheiros, especialistas em dados e curadores.

O 3º Workshop foi em 2021, on-line, em Hamburgo com organização da European XFEL. Alguns temas explorados foram a avaliação, o acesso e a diversidade em arquivos científicos.

O 4º Workshop está a ser organizado pela Biblioteca da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA) com o mote dos arquivos abertos e da Ciência Aberta.

A comissão organizadora está a aceitar propostas de apresentação de comunicações de arquivistas, historiadores, cientistas, engenheiros, especialistas em dados, curadores e outros, até ao dia 22 de janeiro de 2024. As apresentações terão a duração de 20 minutos e a comissão dá prioridade a propostas que representem o contexto global dos arquivos científicos.

A chamada de propostas pode ser consultada aqui!

Ana Margarida Dias da Silva
Universidade de Coimbra
Arquivo do Departamento das Ciências da Vida, FCTUC

Similar Posts