Nos dias 5 e 6 de junho teve lugar, na Universidade da Califórnia em S. Francisco (Estados Unidos da América), o 4th Workshop on Scientific Archives, que contou com mais de 50 participantes de 7 nacionalidades e provenientes de 10 estados norte-americanos.
O workshop foi organizado pelo Comité de Arquivos de Ciência e Tecnologia da Secção de Arquivos de Universidades e Instituições de Investigação do Conselho Internacional de Arquivos e contou com Ana Margarida Dias da Silva, arquivista do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, associada BAD, vogal da Delegação Regional do Centro BAD e coordenadora do GTSIM-BAD, como membro da comissão organizadora.
Nos dois dias foram abordados temas como Arquivos Abertos, Coleções como Data, Museus de Ciência e Arquivos, Arquivos de Medicina: ética de preservação e acesso, Avaliação de arquivos científicos, e Silêncios e lacunas em arquivos científicos. A discussão centrou-se na relação entre arquivistas e cientistas para melhor descrever e dar acesso a material contemporâneo, na curadoria e na acessibilidade a arquivos científicos para apoiar a investigação em ciências sociais e humanas e a reutilização científica de dados, em formas de descrever arquivos e coleções especializadas de uma perspetiva não científica, a gestão e a utilização de arquivos e dados científicos, e divulgação e comunicação com o público, especialista ou não.
Na tarde do dia 6 os participantes foram divididos em grupos para uma Unconference (Não conferência), ou reunião orientada pelos participantes, que teve como objetivo identificar uma ordem de trabalhos e tópicos de discussão centrados em temas relevantes surgidos dos contributos recolhidos durante o primeiro dia e meio do workshop. A partilha de desafios e de ideias, o desenvolver de soluções e a promoção de parcerias foram incentivados.
O programa e os resumos podem ser consultados aqui.
Ana Margarida Dias da Silva
Vogal da Delegação Regional do Centro BAD
Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra