
No passado dia 18 de junho de 2025 tiveram lugar as 26ªs Conversas com Norte, as últimas antes da pausa de verão.
Na rubrica “O projeto na primeira pessoa”, Carla Eiriz, Coordenadora dos Serviços de Gestão do Arquivo Municipal de Vila Real, apresentou o projeto Podcast – Vozes de Vila Real, desenvolvido em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O podcast foi criado com a colaboração da Adriana Coelho, estagiária da Licenciatura em Ciências da Comunicação da UTAD, e é composto por oito episódios, transmitidos semanalmente na Rádio Universidade, às sextas-feiras, às 14h.
O objetivo principal do projeto é divulgar o trabalho do Arquivo Municipal, valorizar o património de Vila Real e promover o acesso à informação e à memória coletiva, aproximando os cidadãos da sua história e identidade. Os episódios, disponíveis nas principais plataformas de podcast, destacam figuras ilustres da história de Vila Real, contribuindo para uma maior aproximação da comunidade ao arquivo e para uma modernização da comunicação institucional.
Na segunda parte da sessão, Ana Margarida Silva, da Universidade de Coimbra, abordou o tema “A co-criação de conteúdos em instituições de memória”, no âmbito do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação de Museus da BAD. A oradora destacou o papel da ciência cidadã e de outras iniciativas participativas como ferramentas fundamentais para reforçar o envolvimento da sociedade na construção do conhecimento e na valorização do património. A co-criação é um processo inclusivo, aberto e construtivo, que permite criar pontes entre grupos diversos, aumentar a consciencialização sobre temas relevantes, dar voz a minorias e promover um entendimento comum. Afirmou ainda que “os cidadãos não são meros espetadores, são produtores de conteúdo”, sublinhando a importância de os envolver ativamente na missão das instituições de memória.
Relembramos que poderá ver e rever algumas das conversas que já aconteceram no Canal do Youtube da BAD.