
Entre os dias 9 e 13 de junho, a Universidade de Aveiro (UA) celebrou a Semana Internacional dos Arquivos com uma programação diversificada dedicada ao tema “Archives are Accessible: Archives for Everyone”, definido pelo International Council on Archives (ICA) para 2025.
Ao longo da semana, a Área de Museu e Arquivo, dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA (SBIDM-UA), dinamizou um conjunto de iniciativas que reuniram profissionais da informação, investigadores, estudantes e membros da comunidade em geral, num exercício de reflexão e partilha de boas práticas sobre acessibilidade, preservação digital e valorização do património arquivístico.
O evento contou com quatro grandes eixos:
- Ciclo de Webinars, em que reuniu especialistas da UA e contou com a participação especial de Trevor Owens do American Institute of Physics (AIP), proporcionando uma reflexão aprofundada sobre acessibilidade digital, digitalização e preservação da informação.
- Sessões de Digitalização de documentos históricos da UA e dos fundos e coleções especiais, com o especial foco na aplicação de normas internacionais de digitalização.
- Campanha “Digitalize a sua História”, que convidou o público geral a preservar o seu património documental pessoal e familiar com o apoio técnico da equipa organizadora.
- Simpósio “Arquivos Acessíveis: Preservar, Aceder, Democratizar”, realizado no Auditório Mestre Hélder Castanheira, e que contou com a abertura do Exmo. Senhor Reitor da UA e a presença de especialistas como António Coelho, Hélder Silva, Fernanda Gonçalves e Filipe Leitão. A sessão de encerramento foi marcada por uma reflexão sobre o papel atual dos arquivos enquanto estruturas de cidadania, equidade e inclusão.
A participação foi expressiva, refletindo o interesse crescente por temáticas relacionadas com a acessibilidade e a preservação digital. Um dos momentos simbólicos do evento foi a transmissão da mensagem institucional da Presidente do ICA, Josée Kirps, na sessão de abertura do simpósio e sublinhou o reconhecimento e o apoio da comunidade arquivística internacional à iniciativa desenvolvida pela UA.
Além disto, esta iniciativa contou com o apoio do ICA e da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. Esta colaboração reforçou a visibilidade e o impacto da iniciativa, colocando a UA no centro do debate nacional e internacional sobre a acessibilidade e a preservação da informação.
A Semana Internacional dos Arquivos 2025 na UA foi, acima de tudo, um ponto de encontro entre tradição e inovação, entre memória e futuro, onde os arquivos se afirmaram como ferramentas fundamentais para uma sociedade mais informada, participativa, acessível e inclusiva.