Nos próximos dias 9 e 10 de setembro decorrerão no Instituto Politécnico de Bragança as IV Jornadas Open Source.
À semelhança das três edições anteriores, este evento é uma iniciativa conjunta das Delegações Regionais Norte e Centro da BAD, sendo o seu programa composto por três tipos de momentos distintos: reflexão e debate; partilha de projetos e boas práticas e capacitação dos profissionais.
Na reflexão e debate, procurar-se-ão temas como: o papel do Open Source na organização, acesso e preservação da informação; a intervenção das empresas, profissionais e comunidades de utilizadores; o posicionamento do Open Source face aos inevitáveis desafios do Big Data, Inteligência Artificial Cibersegurança, Interoperabilidade e Preservação.
Nesta edição, procurou-se o contributo de atores externos aos profissionais da informação com a participação das comunidades de utilizadores e empresas, como demonstram as presenças da ANSOL e da ESOP.
Relativamente às comunicações, trata-se de um conjunto diversificado e representativo dos diferentes serviços de informação. De uma forma sintética, destacamos:
- A aplicação do Open Source em projetos de Bibliotecas do Ensino Superior como são os casos da Universidade do Minho e do Politécnico de Bragança;
- Percursos e boas práticas na utilização do Open Source através das comunicações da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior;
- O Open Source no acesso ao Património serão os temas abordados pelo Município de Oliveira de Azeméis, Universidade Nova de Lisboa e Casa de Sarmento.
- A utilização do Open Source e da Inteligência Artificial na organização da informação pelo Município de Abrantes;
- A importância do Open Source na constituição do Aqua Libri, a Biblioteca Digital do Cávado, um projeto fruto do trabalho colaborativo das Bibliotecas Públicas da Comunidade Intermunicipal do Cávado.
No que respeita à oferta de capacitação/formação, os participantes destas Jornadas poderão participar em 4 workshops de 90 minutos dedicados a software Open Source, designadamente:
- Gestão e publicação de revistas: o Open Journal Systems (OJS) na prática – Carla Marques, Universidade do Minho e Rita Gonçalves, Universidade de Aveiro
- Criação e publicação de websites de baixa manutenção e alta preservação usando Software Livre – Tiago Corrondo e Hugo Peixoto, ANSOL
- Implementação do software AtoM – descrição e disseminação de acervos arquivísticos – Helder Silva, Município de Albergaria e Ricardo Pinho, Grupo de Utilizadores Portugueses de AtoM
- Open Science, Open Data & Open to the World – o uso de plataformas open source nos SBIDM (UA) – Cristina Cortês, Nuno Cruz, Pedro Lobo e Rita Gonçalves, Universidade de Aveiro
A somar a este diversificado programa, juntamos o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, reunindo assim todas as condições logísticas e técnicas para que este evento presencial decorra conforme as expectativas.
Venha até Bragança nos dias 9 e 10 de setembro… de boleia, autocarro ou avião (sabia que Bragança recebe voos internos a partir de Cascais?)… Tire partido das condições especiais de alojamento que temos para si. Aproveite as viagens, as pausas e as refeições para fazer networking e rever colegas e amigos.
Contamos consigo!
A Comissão Organizadora.