Premio UNESCO Jikji
UNESCO
Os Arquivos Nacionais Australianos foram galardoados com o Prémio UNESCO/Jikji Memória do Mundo, na sua edição de  2011, para o seu trabalho, incluindo as suas publicações, e para as suas iniciativas em matéria de preservação dos documentos numéricos. 

Instaurados em 1960, os Arquivos Nacionais Australianos são hoje líder mundial em diversas áreas, nomeadamente a da preservação dos documentos numéricos.
Através de várias publicações, compartilham o seu “knowhow” profissional com peritos mas também com pessoas do grande público  interessadas na temáticao.
Além disso, Os Arquivos Nacionais Australianos puseram a disposição de toda a comunidade de forma livre as suas investigações sobre os instrumentos de preservação dos documentos numéricos.
Os Arquivos Nacionais Australianos também desenvolveram uma avaliação de nível mundial atacando-se aos desafios-chave da era numérica: como adaptar os processos de criação de documentos pelas agências governamentais às necessidades do comportamento dos processos no sentido de garantir um acesso duradouro a estes documentos que confirmam o trabalho das instituições públicas.
Os Arquivos Nacionais Australianos demonstraram igualmente inovação quando se confrontaram ao problema da conservação de documentos escritos com tinta metalogalica, uma tinta que inclui sais metálicos muito utilizada na Europa durante vários séculos.

O Prémio, dotado de 30.000 dólares graças à República da Coreia, é entregue de dois em dois anos à instituições ou indivíduos que têm contribuído significativamente para a preservação do património documental e o acesso à este património.
O NAA anunciou que ia consagrar o dinheiro do prémio ao financiamento de um estágio remunerado para um estudante em conservação, investindo assim no futuro da preservação do património documental.
A cerimónia de atribuição do prémio terá lugar dia 2 de Setembro em Cheongju City (República da Coreia).

Fonte: UNESCO

Similar Posts