A IFLA acaba de anunciar a publicação de uma nova edição – revista e ampliada – das “Diretrizes da IFLA para Serviços de Biblioteca para Pessoas com Dislexia”.
Estas diretrizes visam fornecer orientação às unidades profissionais da IFLA e a todos os seus membros em todo o mundo no desenvolvimento e implementação de serviços de biblioteca para pessoas com dislexia. Elas são uma revisão e uma expansão das orientações anteriores publicadas pela IFLA em 2001 (Relatório Profissional Nº 70)
Estas novas orientações visam auxiliar bibliotecas na prestação de serviços a pessoas com dislexia e podem ser também aplicados a outros grupos de utilizadores com dificuldades de leitura. Destinam-se a ser uma ferramenta para os trabalhadores das bibliotecas com mais ou menos formação e experiência, responsáveis por servir as pessoas com dificuldades de leitura e de aprendizagem.
A intenção da IFLA foi fornecer uma compilação completa e atualizada do que se sabe sobre os serviços de biblioteca para utilizadores com dislexia e também para criar uma base de conhecimento contendo informações básicas e exemplos de boas práticas.
A directrizes encontram-se disponíveis em inglês no sítio da Internet da IFLA,