bannerwebinar2020

Com este webinar, a oradora Florencia Corrionero Salinero, através do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas Escolares, vai apresentar, a Nubeteca, um projeto inovador da “Diputación de Badajoz”, que inclui um plano de promoção da leitura digital nas bibliotecas públicas municipais, promovendo-as, por sua vez, como espaços de criação e laboratórios de ideias. É um novo modelo de biblioteca adaptado à sociedade do século XXI.

NUBETECA
PLANO DE FOMENTO DA LEITURA DIGITAL

Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Escolares da BAD
Data e hora: 19 de novembro de 2021, das 18h30 às 19h30, na plataforma Zoom Webinar (em linha)
Oradora: Florencia Corrionero Salinero

RESUMO

Nubeteca é um projeto inovador da “Diputación de Badajoz”, que inclui um plano de promoção da leitura digital nas bibliotecas públicas municipais, promovendo-as, por sua vez, como espaços de criação e laboratórios de ideias. É um novo modelo de biblioteca adaptado à sociedade do século XXI.

Neste webinar são delineadas as linhas estratégicas de ação deste plano, como a conceção dos Espaços Nubeteca; atualização e revitalização do catálogo digital; a formação e transformação de bibliotecários; a criação de Clubes Nubetecos para envolver os leitores; ações de divulgação e comunicação para a criação da marca Nubeteca …

São apresentados alguns resultados do estudo sobre o impacto que os Espaços Nubeteca têm nas primeiras bibliotecas que os receberam, realizado por dois grupos de investigação das Universidades da Extremadura e de Salamanca, que apoiam o bom resultado do Projeto Nubeteca.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

Uma nova abordagem de como trabalhar em bibliotecas. Como é sabido, a situação de pandemia que provocou o encerramento inesperado dos seus espaços físicos obrigou a uma aposta urgente no serviço de empréstimo digital. Sem dúvida, a excecionalidade do vivido ajudou ou obrigou a repensar muitas coisas nas bibliotecas.

O catálogo digital tem que ser a espinha dorsal, a estrutura a partir da qual se articula o corpo de promoção da leitura nas bibliotecas, alimentando assim a fundação de um novo modelo de biblioteca para o século XXI.

Devemos parar de fazer bibliotecas para um mundo que não existe mais porque está desaparecendo e devemos construir um mundo que ainda não existe porque não acabou de chegar.

Este é o ritmo cardíaco da Nubeteca e …
» Acontece que não nos cansamos de experimentar novas fórmulas…
» Acontece que não nos cansamos de sermos homens e mulheres dedicados à tarefa de promover a
leitura e a cultura…
» E acontece que gostamos de compartilhar as nossas experiências…

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?

Bibliotecários, educadores, gestores culturais, programadores socioculturais… A todos os profissionais ligados à leitura, quando ela anda de mãos dadas com cultura, tecnologia e arte.

Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

Inscrição

Associado Individual: Gratuito
Associado Coletivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Não Associado: 10,00 euros

MIND horizontal noticia bad
Logo Certificacao Web

Similar Posts