1faseEstudo Instagram

Questionário 1ª fase | Estudo para identificar e caracterizar os Profissionais de Informação e Documentação em Portugal – (Arquivos e Bibliotecas Municipais) concluído!

Como foi noticiado em março de 2021, a BAD (área de intervenção Profissão) iniciou o Estudo para identificar e caracterizar os Profissionais de Informação e Documentação em Portugal, juntamente com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A 1ª fase deste estudo implicou a realização de um inquérito por questionário aos arquivos e bibliotecas municipais e está concluída, no entanto, os serviços de informação e documentação dos municípios que ainda não responderam ao questionário podem fazê-lo através da descarga do questionário (no portal da BAD) e enviá-lo para estudo.profissao@bad.pt, ou solicitando o acesso à plataforma online, através do mesmo email.

Agradecemos o contributo de todos os municípios portugueses que quiseram colaborar nesta iniciativa, num total de 239 respostas das Bibliotecas Municipais e de 183 respostas dos Arquivos Municipais, que representam cerca de 80% do total das instituições existentes em Portugal, a nível municipal. Os dados recolhidos, sobre os profissionais que trabalham nestas estruturas municipais, irão ser tratados e posteriormente apresentados, ainda que resultados parciais, em junho de 2022, em data a anunciar.

Continuamos a trabalhar para este estudo e brevemente vamos dar início à 2ª fase com o envio do questionário para as instituições do Ensino Superior e da Administração Central.

Foi importante contactar estes serviços e os seus profissionais para se poder realizar, mais tarde, uma reflexão sobre a profissão na área da informação e documentação e acompanhar as novas tendências e desafios, para além de outros benefícios para a investigação e para a associação, noutras áreas de intervenção. Este estudo irá fornecer informação que permitirá o conhecimento aprofundado e rigoroso acerca do capital que são os profissionais da informação e documentação a nível nacional, regional e local.

O estudo será uma fonte única de dados que caraterizará o universo desta profissão. No final de 2023, irá ser possível ter um retrato aproximado sobre quantos são e quem são os profissionais da informação e documentação em Portugal.

Obrigada a todos que colaboraram!

Luísa Alvim
Vogal da Profissão do Conselho Nacional da BAD

Similar Posts