Jose Antonio
José António Calixto

O associativismo é essencial para a reafirmação permanente de uma profissão que sempre tem de enfrentar barreiras e exigir muito dos seus associados.

José António Calixto

Há quanto tempo é associada da BAD?
Lamento não poder ser rigoroso na resposta a esta questão. Sei que não andarei muito longe dos 40 anos.

Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Por vezes intensa e instável, mas baseada, pela meu lado, na certeza do valor de uma associação como esta.

Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
A BAD tem sido – e estou convencido de que continuará a ser – essencial para a afirmaçâo de uma profissão cujo reconhecimento, enraizamento e alargamento de influência, não tem sido fácil e exige muito dos seus dirigentes e associados. Se não fosse pela BAD duvido que tivesse sido profissional da informação.

Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
O associativismo é essencial para a reafirmação permanente de uma profissão que sempre tem de enfrentar barreiras e exigir muito dos seus associados.

Nota Biográfica

José António Calixto, Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.
Foi técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país, bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e diretor da Biblioteca Pública de Évora. Colaborou como docente na área dos Estudos de Informação na Universidade de Évora, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no ISCTE.

Similar Posts