imagem NoticiaProfissaoout.2023

Terminará no início de novembro a 2ª edição do Programa de Mentoria da BAD. Será realizada uma avaliação do programa pelos mentores e mentorados e dar-se-á mais tarde notícia desta apreciação. Para já, a BAD congratula-se com os testemunhos e projetos que nos fizeram chegar por escrito e em vídeo, que demonstram um trabalho muito positivo da metodologia de trabalho em mentoria.

Os ecos que nos fizeram chegar de algumas das experiências, pelas duplas mentores/mentorados, são muito interessantes e revelam que o desenvolvimento profissional, assente na partilha de informação de práticas e dos conhecimentos, passa pela cocriação entre pares e consequentemente pelo enriquecimento das duas partes.

Realçamos alguns dos projetos que nos fizeram chegar, nomeadamente da mentora Maria Eduarda Rodrigues, bibliotecária da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESACB) e da mentorada Patrícia Silva (publicado no Notícia BAD) acerca de um programa que prepararam que teve como objetivo principal promover o conhecimento entre mentora e mentorada, bem como a partilha de experiências e conhecimentos sobre gestão e organização das bibliotecas das instituições de ensino superior. O programa incluiu uma visita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), em que foram debatidos metodologias e práticas entre as bibliotecas da ESTGA-UA e da ESACB, nomeadamente no que respeita à gestão documental, ao(s) repositório(s) e aos mecanismos utilizados pelos respetivos serviços para tratamento, preservação e disponibilização de informação e documentos, assim como os instrumentos de divulgação, bem como os planos de sensibilização e formação de utilizadores.

A mentora Ana Inácio e a mentorada Jennifer Oliveira comunicaram que se encontram a trabalhar no sentido de desenvolver competências e não apenas no transmitir conhecimentos. Definiram os valores essenciais que regem a relação entre mentora e mentorada, nomeadamente, a confiança, o respeito e a confidencialidade no que se refere aos aspetos institucionais sensíveis. Analisaram em detalhe o documento Os profissionais de informação nos arquivos municipais em Portugal: identificação e caracterização e realizaram algumas leituras suplementares, para além do tratamento de outros temas. Referem a relação de aprendizagem mútua, em que o processo motivacional tem funcionado de forma recíproca.

Destacamos, também, o projeto desenvolvido pela mentorada Olga Cidades (Biblioteca Municipal de Palmela) e a mentora Manuela Barreto Nunes (Biblioteca Municipal Vila Verde/Universidade de Coimbra), com uma proposta de criação de uma Biblioteca de Sementes. É um projeto inovador, contribuindo para gerar criatividade numa biblioteca, defendendo a sustentabilidade e gerando novas possibilidades de atuação na esfera da cultura.

Ainda, convidamos a visualizar os testemunhos de mais 4 duplas mentor(a)/mentorado(a):

Nélia Sequeira (Biblioteca da Universidade do Algarve) e David Belga (Biblioteca da FCT-Nova) referem a satisfação desta experiência e os contributos que ambos receberam um do outro, com saberes complementares e opiniões que foram partilhando. Vídeo

Jorge Janeiro (Arquivo Distrital de Évora) e a Ana Pinto (Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Viseu) indicam que a troca de ideias e a aprendizagem mútua foi crucial para este trabalho desta dupla. O desenvolvimento profissional e as instituições em que trabalham ganharam mais com este exercício de mentoria. Vídeo

Eufémia Azevedo (Arquivo Municipal Castro Daire) e Raquel Soares (Arquivo de FCT) mencionam a partilha de experiências, aprendizagens conjuntas e o reforço do desenvolvimento profissional. Vídeo

Paulo Batista (Arquivo Municipal Lisboa/CIDEHUS-UE) e Catarina Oliveira (Gabinete de Arquitetura com o arquivo de João Álvaro Rocha) referem o diálogo e a reflexão conjunta, sobre a área dos arquivos de arquitetura, como a mais valia deste Programa de Mentoria. Vídeo

Pode visualizar-se a playlist com os vídeos da 1ª e da 2ª edição do Programa de Mentoria:

A BAD congratula-se com o sucesso deste Programa, transmitido nas comunicações (por email, telefone), pelas notícias e nos vídeos que os participantes do programa elaboram e nos enviam.

Bem hajam a todos os que participam e aos que já participaram neste programa!
Luísa Alvim
Vogal Profissão

Similar Posts