Isabel Costa*

bad-anabadRealizou-se no passado dia 10 de Maio, na Biblioteca Municipal de Valença, uma reunião entre a Delegação Regional do Norte da BAD e a ANABAD Galiza. Da ANABAD estiveram presentes a Presidente, Olimpia Gomez, e Lola Paredes, ambas arquivistas e de Lugo. A BAD Norte foi representada pela Presidente, Isabel Costa, acompanhada de Paula Moura, Cristiana Freitas, Manuela Barreto Nunes e Luiza Baptista.

Da reunião ressaltou a vontade de trabalharmos em conjunto, apesar das especificidades de cada país, já que a profissão e os serviços que oferecemos às comunidades que servimos são muito semelhantes. Assim, ficou decidido estabelecer um convénio entre as duas Associações, definindo e formalizando alguns princípios de colaboração conjunta e partilhada, com vantagens para os respetivos associados. Como primeiro passo desta colaboração ficou acertada a divulgação mútua das atividades (formação, seminários, etc…) realizadas por cada associação através dos habituais canais de comunicação eletrónica.

Os projetos de trabalho em cooperação fazem prever uma participação de colegas arquivistas Galegos no 11º Encontro Nacional dos Arquivos Municipais, que terá lugar em Esposende, no Auditório Municipal, a 14 e 15 de Novembro de 2014, bem como a realização de visitas guiadas a bibliotecas e arquivos da Galiza e do Norte de Portugal. Por exemplo, poucos colegas saberão que foi recentemente descoberto no Arquivo de Lugo parte de um exemplar do Livro da Montaria de D. João I (v. notícia em http://www.anabadgalicia.net/), que despertará certamente o interesse de muitos de nós.

Finalmente, foi decidido tornar estas reuniões, pelo menos, anuais.

Em jeito de conclusão, podemos dizer que foi uma excelente reunião, cheia de bom humor e onde reinou a boa disposição, apesar de termos chegado à conclusão de que as dificuldades são iguais dos dois lados da fronteira: cortes orçamentais, nos recursos humanos, dificuldades no acesso à carreira… e que a travessia de um período de grandes dificuldades é comum às duas associações: redução das receitas, fraca participação dos sócios.

Quem sabe se esta cooperação não nos ajudará a todos a atravessar com mais ânimo os tempos difíceis que vivemos?

* Presidente Delegação Norte da BAD. Biblioteca Municipal de Valença

Similar Posts