Uma “marcha da leitura” a realizar no dia 14 de Abril, de manhã, leva perto de quatrocentos alunos a lerem em público textos de autores portugueses durante um trajeto pela Avenida Luísa Todi e pelas ruas da Baixa de Setúbal. Será ainda apresentado um “Manifesto à Leitura” e dez palavras de ordem de incentivo à leitura.

Setubal - Uma Baía a Ler peq
Setúbal : uma Baía a Ler. Imagem da edição de 2013
A atividade denominada “Setúbal: uma Baía a Ler”, organizada pelo SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares e pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, tem o objetivo de assinalar a IX edição da Semana da Leitura e concentração agendada às 09h30 no Largo José Afonso.

Alunos dos três ciclos do ensino básico, do secundário e do profissional, passam por vários “pontos de leitura”, localizados no Monumento à Resistência Antifascista, no Mercado do Livramento, no coreto, na Biblioteca Pública Municipal, no Largo da Misericórdia e no Largo da Ribeira Velha.

Os munícipes serão presenteados com a leitura de poemas e outros textos de Sebastião da Gama, Bocage, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, José Saramago e Afonso Cruz, entre outros autores. Cada intervenção tem a duração prevista de cinco minutos.

O trajeto termina na Praça de Bocage. Às 11h45, um “Manifesto à Leitura”  e 10 palavras de ordem  de incentivo à leitura serão apresentados, nos Paços do Concelho, à presidente da Câmara, Maria das Dores Meira e a toda a comunidade escolar presente.

Similar Posts