iacO dia 9 de Junho marca a data da fundação, em 1948, do International Council on Archives (ICA), apresentando-se como data “natural” para celebrar os arquivos em todo o mundo,  tendo sido instituído em 2007, pela UNESCO, como Dia Internacional dos Arquivos. À semelhança do ano passado, o ICA convida todos os arquivistas a “celebrar a importância e os êxitos da nossa profissão”, através da partilha e promoção de imagens de documentos dos arquivos em que cada um trabalha (ver aqui).

Em Portugal, várias foram as actividades preparadas para celebrar este dia. O Notícia BAD” divulga aqui apenas alguns exemplos. O Centro Português de Fotografia apresenta a conferência “Fotografia Vernacular e Memória” e uma promoção na sua loja. O Arquivo Municipal da Trofa resolveu ir às escolas do concelho com a actividade “Hoje vou ser Arquivista e ler um documento antigo”. O Arquivo Histórico da Marinha preparou uma visita guiada e a mostra documental “A Marinha e os Arquivos”. Uma visita de estudo foi a aposta do Arquivo Municipal Jardim Gonçalves, em Tarouca, para celebrar este dia. No Arquivo Distrital do Porto a manhã foi de “Consultório no Arquivo”. Em Famalicão, o Arquivo Municipal antecipou o dia das celebrações com a assinatura de um contrato de doação do espólio de uma personalidade local. O Arquivo de Ciência e Tecnologia (FCT) programou uma “Semana Aberta”. Os Arquivos da RTP promovem uma visita guiada ao longo do dia. No Arquivo Distrital de Évora, o dia será celebrado com visitas guiadas, exposições e oficinas educativas. O Arquivo Distrital de Viana do Castelo apostou na sensibilização para a preservação e conservação dos documentos. E as celebrações do Arquivo Municipal de Felgueiras resolveram assinalar a introdução e o desenvolvimento da rede eléctrica no concelho.

Com estas e outras actividades, a BAD deseja que todos tenham um excelente Dia Internacional dos Arquivos, valorizando-os e deles usufruindo!

Similar Posts