
O projeto dos Indicadores Estatísticos para as Biblioteca das Instituições de Ensino Superior de Portugal, promovido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior (GT-BES) da BAD em parceria com a DGEEC, apresentou recentemente os dados agregados e completos dos indicadores relativos às atividades das bibliotecas no ano de 2023.
Esta apresentação representa um marco importante no desenvolvimento deste projeto, porque pela primeira no presente século são reportados números globais relativos às atividades das Bibliotecas de Ensino Superior (BES) de Portugal. Esta apresentação ocorreu com a realização no passado dia 27 de outubro do “Webinar Indicadores Estatísticos para as Biblioteca das IES“, em que participaram mais de 120 colegas de diferentes instituições de ensino superior.
O GT-BES e a DGEEC irão publicar brevemente um relatório com a análise dos dados recolhidos e agora apresentados, mas entretanto, pode ser consultada a apresentação realizada e visualizada a gravação do webinar no canal de Youtube da BAD.
Realçamos a importância deste projeto para a comunidade das Bibliotecas do Ensino Superior, que não tinham acesso a indicadores estatísticos. É importante que cada biblioteca disponha deste tipo de informação, que é muito relevante para a gestão e planeamento, reforçando a capacidade de argumentação junto das tutelas. A informação estatística servirá igualmente para proceder a análise comparativas com bibliotecas de outras IES e definir metas, que visem a melhoria dos serviços prestados e a visibilidade junto da comunidade académica. Em termos globais permitirá ter uma visão da realidade das bibliotecas das IES em Portugal.
A aplicação dos indicadores estatísticos selecionados iniciou-se com uma fase de teste piloto, em que participaram 15 bibliotecas e no passo seguinte o envolvimento de 15 instituições, que agregaram os dados de todas as suas bibliotecas, como foi o caso da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Porto. Paralelamente foi desenvolvido o Guia dos indicadores estatísticos que contém orientações, para recolha e preenchimento dos indicadores dos oito eixos que abrangem as áreas: Utilizadores, Horas de abertura, Locais, Coleções, Serviços, Recursos Humanos e Orçamento.
Os contactos iniciados com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), em 2021, foram o início da colaboração com esta entidade, que criou uma plataforma, em 2023, para recolha dos dados estatísticos, substituindo as folhas Excel que eram partilhadas pelo grupo de trabalho. Após uma fase de teste, em 2024, foi comunicado a todas as Instituições de Ensino Superior (IES), pela DGEEC, que o questionário estava disponível para preenchimento dos dados estatísticos relativos a 2023. Este processo foi repetido, em 2025, assim irá acontecer nos anos seguintes.
Apesar da grande adesão com um grande número de respostas, em 2024 e 2025, não se conseguiu obter dados estatísticos de todas as IES, o que é um fator a melhorar e requer a colaboração de todas as respetivas bibliotecas.